terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CORINTHIANS 10X1 TIRADENTES PI 09/02/1983

CORINTHIANS 10X1 TIRADENTES PI -  09/02/1983


Jogo mais que especial não só pela goleada mas também pelo golaço do Wladimir de bicicleta.

Nesta época com a impossibilidade de gravar os jogos o único recurso de manter vivos na memória os gols do Corinthians foi desenhá-los. Com a dificuldade de vê-los pela TV, muitas vezes em única vez. Outro recurso a gravação do áudio. Juntei as duas formas que encontrei na época e fiz esta montagem.

Homenagens não faltam: Em primeiro lugar a herança que proporcionou ser Corinthiano, meu pai que neste dia de semana com todas as dificuldades me levou no Canindé para ver e aplaudir o gol maravilhoso do Wladimir; Osmar Santos narrador deste jogo, ele não só narrava, ele sensibilizava todos que o ouviam, o orgulho por torcer pelo time do povo e por ele exaltado; já citado, Wladimir, o ídolo, o herói, por muito tempo a expectativa da escalação foi Wladimir mais dez, com toda a certeza do mundo ele estaria jogando, foi umas das tantas recordações que tenho deste meu ídolo. Raça, amor a camisa, o símbolo da conquista do povo em estar sendo representado em campo por ele; Sócrates, gênio, comandante deste time que lutava pela camisa que vestiam. Casa Grande que não jogou, e como seria se tivesse jogado?

A gravação do áudio do jogo foi feita no dia subseqüente ao jogo no programa “O Balance” da rádio Excelsior. Muita saudades deste programa que animava as tardes, realizado pela equipe de esporte da Rádio Globo e foi o inicio do programa de hoje do Fausto Silva.

O vídeo com os melhores momentos só pode ser da TV cultura do programa “grandes Momentos do Esporte”. Neste tempo a melhor equipe de esporte da TV brasileira!

O fato interessante foi que no jogo de ida da Taça Brasil de 1983 o Corinthians perdeu para o Tiradentes por 2X1, neste segundo confronto 10X1, enquanto que com o Fortaleza no jogo fora o Corinthians ganhou de 4X1. No jogo de volta contra o Fortaleza a expectativa foi de uma goleada ainda maior que a contra o Tiradentes, mas foi só 3X1 para o Corinthians no mesmo Canindé, mais cheio.


O placar manual do Canindé também foi alvo de grande gozação: Ao fazer o sétimo gol o placar não tinha o numero sete, nem o oito. Só quando foi marcado o nono gol colocaram a placa do seis de ponta cabeça.

Posto imagens da cobertura do Jornal da Tarde deste jogo.




WLADIMIR NA CALÇADA DA FAMA EM HOMENAGEM AO RIVELINO EM 24/07/2010










DOMINGOSSCCP

2 comentários:

  1. Adorei seu post! Essa é uma das minhas mais gostosas memórias da infância corinthiana. Sentado, com a camisa do Corinthians (tinha uma autografada pelo "Doutor") e ouvindo o Osmar Santos com suas poesias futebolísticas enredadas pelo "Balancê". Seus desenhos estão ótimos. Quantos anos tinha quando fez tudo isso? Me fez voltar aos meus 11 anos de idade. Interessante que a goleada de ontem, 6x0 sobre o Cobresal, me remeteu a essa data mais de 30 anos atrás. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir