domingo, 8 de março de 2015

CONFRONTO CORINTHIANS X SÃO PAULO 2


CONFRONTO CORINTHIANS X SÃO PAULO PARTE 2



O retrospecto deste confronto entre Corinthians e São Paulo mostra superioridade corinthiana:
307 jogos com 118 vitórias do Corinthians, 97 empates e 92 derrotas. 449 gols à favor do Corinthians e 408 sofridos.

Hoje teremos mais um confronto pelo Campeonato Paulista, o mando é do São Paulo e jogaremos no Morumbi, que não usamos mais como mandante desde 2008, agora somente como visitante.

Mas o Morumbi foi palco de grandes jogos, onde o Corinthians conquistou, por exemplo, seu maior triunfo da história, o Campeonato Paulista de 1977. Não podemos jamais esquecer do dia 13 de Outubro de 1977. Como também não devemos esquecer do Campeonato Paulista.

Esquecer não seria a palavra correta pelo que ocorre em relação aos campeonatos regionais, mas sim, não devemos nos influenciar pela desvalorização dos regionais, e mais especificamente do Campeonato Paulista, porque dai estaremos automaticamente desvalorizando nossa maior conquista. O interesse da audiência televisível, a incapacidade dos dirigentes do futebol e principalmente a supervalorização "do novo e do maior" nas definições como o melhor a ser consumido, a moda, a competição de maior evidência. Mas a Fiel não esquece que em qualquer competição a maior evidência é o Corinthians e não a competição. Onde a Camisa Corinthiana se manifestar estará lá nossas atenções. Vencer no Paulista ou na Libertadores acima de tudo é uma vitória corinthiana. 

Lembrando de nossa libertação de 1977, duas partidas contra o São Paulo:

Na partida de 17 de Abril ficou marcada pela estréia de Oswaldo Brandão no Campeonato Paulista, após três partidas pela Libertadores. Oswaldo assumiu a equipe corinthiana após a dispensa do Técnico Duque que depois da derrota por 0X3 para o Guarani, no Morumbi, na estréia de Palhinha e jogando pela primeira vez numa manhã. Brandão não só assumiu a equipe, como também ajustou os nervos dos jogadores. Corinthians 1X0 com gol de Geraldão:







E esta foi a manchete de um jornal sobre esta vitória:




O Campeonato Paulista segue e com todas dificuldades possíveis. E foi novamente após outra derrota para o Guarani, o Campeonato muda para o Corinthians. Na terceira fase decisiva o time do Povo não poderia perder nos próximos três jogos: Botafogo, Portuguesa e São Paulo. Três vitórias e sobre o São Paulo no Morumbi a vitória que classificou o Corinthians para as finais de 1977, todas no Morumbi e com a libertação do Corinthians de um jejum de vinte e três anos sem nenhuma conquista de grande referencia. Corinthians 2X1 São Paulo: 



Muito se fez para atrair o público para os estádios, a Fiel sempre presente acompanhou o Corinthians nos melhores e piores momento. Bandeiras, faixas, fogos de artificio, papel picado e rolos de papel higiênico, alem é claro dos instrumentos para colocar ritmo ao incentivo. Hoje por excesso de precaução, pouco se pode fazer nas arquibancadas, mesmo em termo de distração ao torcedor, que antes lotava as arquibancadas horas antes de iniciar as partidas, atualmente uma boa parte da torcida prefere entrar nos estádios "em cima da hora" Alguns comportamentos mudam, mas a paixão e devoção não. 

Em 1984 antes das partidas foi distribuído o "Jornal do Jogo" para os torcedores que chegavam ao Morumbi, uma leitura importante do confronto e algumas noticias dos clubes. Numa época de pouco acesso a informações, um veiculo de grande valia para atenuar a espera, alem é claro da torcida que se fazia com a conquista do anel superior do Morumbi, a cada gomo de arquibancada completada pela Fiel: festa e comemoração, foi o tempo em que se separava a torcida com corda e cavaletes.

Em uma partida pelo Campeonato Paulista de 1984, quando o Corinthians buscava o tri-campeonato, um confronto ilustrado pelo "Jornal do Jogo" e os gols desenhado, uma maneira de eternizar os lances de gols. Corinthians 2x2 São Paulo:













Corinthians 2X2 São Paulo - 17/07/1984 

Corinthians empata pelo primeiro turno do Campeonato Paulista de 1984 com: Solíto, Edson, Mauro, Juninho e Wladimir; Biro-Biro, Arturzinho, Eduardo e Zenon; Gallo e Lima. Técnico Hélio Maffía para um público de 31.621  pagantes.

As finais do Campeonato Paulista de 1983 foram entre Corinthians X São Paulo e também no Morumbi, mais que a conquista do Bi-Campeonato, a vitória do time do Povo que lutava pela Democracia. Os gols destas duas partidas marcados por Sócrates:


Comentário do gol com a maior tecnologia da época:




Final de Campeonato, com o Timão campeão merecia a mais alta tecnologia do momento. Comentário datilografado (a impressão em "3 D" da época).




Corinthians 1X0 São Paulo - 11/12/1983 e
Corinthians 1X1 São Paulo - 14/12/1983

Mais alguns confrontos:

Corinthians 2X1 São Paulo 24/10/1998


Corinthians 3x2 São Paulo 07/03/1976:



Corinthians 4X3 São Paulo 28/03/2010:





Hoje mais uma história será vivida e registrada por todos nós, a torcida que com mais uma vitória.


Confronto Corinthians X São Paulo parte 1: 

http://domingossccp.blogspot.com.br/2014/03/confronto-corinthians-x-sao-paulo.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário