SÓCRATES O CRAQUE-GÊNIO OU O GÊNIO-CRAQUE?
Após a conquista do campeonato paulista de 1977 a fiel em estado de encanto não imaginava o que viveria com a chegado de um jogador doutor. Carente de um craque após a saída de Rivellino no inicio de 1975 a torcida corinthiana supria esta necessidades com os heróis da quebra do jejum. Palinha ocupava o destaque do time pela técnica apurada, mas atuava como o conjunto: com raça. Sócrates chega e estabelece padrões de jogo diferente formando longo a dupla Sócrates e Palinha.
A conquista do primeiro turno do campeonato paulista de 1978 foi a mostra da mudança da mesclagem em dose certa da raça e a técnica. O primeiro triunfo foi o campeonato do próximo ano, 1979, batendo novamente o time técnico da Ponte Preta. Para a fiel o voltar a ser campeão acionou a próxima necessidade: a conquista nacional, tanto que o campeonato brasileiro de 1980 iniciou com a expectativa muito grande deste próximo passo que não foi dado. Refletindo diretamente no baixo desempenho do paulista de 1981 que fez com que o Corinthians disputasse a taça de prata em 1982 e com a possibilidade do recurso de se recuperar e voltar no mesmo ano para a taça de ouro, retornou num grupo chamado de "grupo da morte". Terminou em terceiro colocado. Esta recuperação tornou o grupo coeso e estruturado para conquistar o paulista do mesmo ano, e o bi em 1983.
A conquista do bi campeonato foi fundamental não só para a torcida corinthiana, mas também para todo o povo brasileiro que sedento por direitos lutava contra a ditadura militar. A democracia corinthiana dera certo e incentivava o povo a buscar o mesmo no âmbito nacional. Calou muitos críticos.
Sua saída representou a possibilidade de ter o retorno financeiro para sua estabilidade. Mas deixou muitos sofrendo em vê-lo embora.
Sua passagem pelo Corinthians foi marcante para a História e um pouco dela podemos reviver ou conhecer.
O vídeo é uma entrevista pela TV Cultura de São Paulo do programa "Grandes momentos do esporte"
REVISTA EMITIDA PELA PLACAR EM 1979. SÓCRATES O CRAQUE, O GÊNIO.
SÓCRATES NO TIMÃO - ALGUNS CAPÍTULOS DE SUA TRAJETÓRIA GENIAL
24/08/1980 - CORINTHIANS 2X1 AMERICA SP
Após seis partidas fora Sócrates volta e ganha nota 10!
07/07/1980 - CORINTHIANS 2X1 PALMEIRAS
Com dois gols de Sócrates o Corinthians vira o jogo e cala as criticas sobre Brandão
05/10/1980 - CORINTHIANS 3X0 SANTOS
Timão da show! E quem comanda é Socrates!
10/06/1984 - ULTIMO JOGO: DUBLA DERROTA
Em seu ultimo jogo Sócrates marca, mas não evita a derrota para a seleção da Jamaica por 2X1.
Sua saída colocava em dúvida os rumos que o Corinthians tomaria a partir de então.
Homenagem do Jornal Democracia Corinthiana
Deixem seus recados a esse craque inesquecível, muito obrigado!
DOMINGOSSCCP